Your Sales Improved
Artigo

Não perca tempo motivando sua equipe

Autor: Marcio Tierno
Prospecção - Como garantir meta ...
Já publicados
Home   >  Artigos  >  Nossos Artigos
Artigos
  im Collins escreveu um dos
meus livros de cabeceira,
Empresas Feitas para Vencer
(Good to Great). Nesse livro
seminal, Collins e equipe
descobriram que empresas que
passaram de medíocres a
excelentes possuíam uma série
de características comuns,
sendo a mais intrigante delas a
ausência de ações de
“motivação” por parte de seus
líderes. Não que seus
funcionários fossem desmotivados, pelo contrário! Os funcionários e a alta gerência dessas empresas estavam sempre muito, muito motivados, mas a motivação vinha “de dentro”, vinha do fato de estar numa equipe vencedora, de se sentir parte de algo maior.

Baseado na pesquisa séria e meticulosa de Collins, no trabalho de grandes escritores na área de vendas, como Bob Miller e Neil Rackham, e na minha própria experiência, posso afirmar sem medo: não perca tempo motivando sua equipe de vendas! Isso é bobagem, perda de tempo e energia. Aliás, afirmo que se você acredita que precisa motivar sua equipe de  vendas, então você tem um grande problema. Isso quer dizer que ou seus vendedores estão de fato desmotivados ou então que sua equipe (e por consequência, você) não está batendo meta. Mas atividades com foco em gerar “motivação” podem até gerar euforia por um curto período (24 horas a poucos dias), mas não motivam ninguém de verdade. E euforia é muito diferente de motivação.

A motivação possui componentes endógenas, internas ao indivíduo, e exógenas, oriundas do meio em que se encontra. Para ter uma equipe motivada, é preciso que todos possuam as motivações endógenas corretas, isto é, que se realizem como pessoas e como profissionais na área de vendas. Já as motivações exógenas, por seu lado, nunca são instantâneas. Ninguém se motiva por causa de um “vai, campeão”. A motivação exógena para vendas vem de fatores estruturais, profundos, de longo prazo: o respeito que a empresa e a chefia demonstram pelo profissional e pelo indivíduo; as condições objetivas para realizar um bom trabalho, como estrutura adequada, bons produtos e serviços, equipe de apoio, chefia com visão de mercado e capacidade de liderança; recompensa à altura, o que inclui um salário decente, comissões compatíveis e benefícios alinhados com as exigências do cargo; a oportunidade de participar de algo grande, de bater metas e de se destacar no mercado.

Em geral, se a empresa é boa e as condições são boas, tudo o que um líder de vendas precisa fazer para motivar sua equipe é... não desmotivá-la! Basta não meter os pés pelas mãos, respeitar os profissionais e lhes dar condições para exercerem seu trabalho bem feito que a equipe estará motivada. Use a verba da palestra motivacional num bom treinamento ou num evento para captação de clientes. A equipe agradecerá.

Recentemente postei no Grupo Negociação & Vendas do LinkedIn uma pesquisa sobre se as pessoas se sentiam reconhecidas e recompensadas em sua atuação na área profissional. A maioria respondeu que se sentia pouco reconhecida / recompensada ou  nada reconhecida / recompensada. Isso é grave. Ter na equipe uma maioria de profissionais frustrados com sua atuação profissional é caminho seguro para equipes de vendas que jamais atingirão seus objetivos. É certo que esses profissionais estão desmotivados, como é certo que se a chefia inventar de ministrar atividades “motivacionais”, a reação será a pior possível. As pessoas podem até se divertir e ter bons momentos com um excelente palestrante, com dinâmicas ao ar livre ou com bandeirolas espalhadas pelo setor. Mas logo esquecerão isso e voltarão a comentar como a empresa é ruim, como o chefe é míope e como elas sentem que não conseguirão bater sua meta.

Quer motivar sua equipe? Descubra quais dificuldades seus integrantes enfrentam, o que os impede de desenvolver seu potencial máximo. Ofereça ajuda e ferramentas que lhes permitam atingir suas metas, captar mais clientes, ter consumidores mais satisfeitos. O caminho é longo, íngreme, exige esforço, disciplina e execução continuada, leva tempo. Mas os resultados aparecem. E, quando começam a aparecer, levam a um círculo virtuoso cujo ápice é uma equipe comercial de alto desempenho, automotivada e imbatível.
Planeje suas reuniões e aumente ...
J
Não perca tempo motivando sua...
Comente este artigo no LinkedIn
Sobre este site
The Sales Content
Fique em Contato




Edifício Birmann 11
Rua Alexandre Dumas, 1711 - 5º Andar
04717-004 - São Paulo - SP
Tel.: +55-11-25998352
Endereço
Política de Privacidade
Não coletamos dados dos visitantes dos sites, a
não ser através de formulários próprios, de forma
voluntária. Não vendemos, trocamos ou expomos
informações de nossos visitantes, sob qualquer
cirscunstância, observado o disposto na lei.


Aviso
Este site é mantido por The Sales Content
Treinamento. Seu conteúdo é protegido e não
pode ser reproduzido, total ou parcialmente, por
quaisquer meios sem expressa autorização por
escrito.
Sobre a Empresa
Quem somos
Nossa missão & valores

Nossos serviços
Diagnóstico
Processos
Treinamentos
Coaching

Formas de Pagamento
Nossos serviços podem ser pagos de formas
variadas, para sua conveniência.